quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

INICIO DA TEMPORADA 2010


Por Zé Lins
Da redação do Blog da Máquina


FATOS ESTRANHOS

De acordo com os astrólogos, o ano do tigre será intenso e explosivo. Vai saber o que eles querem dizer com isso. Entretanto, pelo que se viu no último sábado, arriscaria dizer que poderá ser um ano estranho.

Foram detectados alguns aspectos pontuais, aparentemente não interligados e fora dos padrões, que podem indicar um desalinhamento dos astros neste início de ano. Talvez, até seja um sinal daquelas visões que o Aviro teve recentemente, citadas por ele no e-mail VATICÍNIOS, e que revelará aos iniciados no momento apropriado.

Seguem os lances que mais chamaram a atenção:


1. Atletismo - 6m rasos

Não que não mereça ser qualificado de atleta de grande explosão – que digam suas articulações, todas já explodidas -, mas o Airton, que corre com uma perna e arrasta a outra, ganhar na corrida do Magrão, nos seis metros rasos, já é demais. Foi o que aconteceu.

2. Cruzamento na rede

Muitas vezes, ao se tentar um cruzamento, a bola descreve uma trajetória não prevista, engana o goleiro e tem como destino o fundo da rede, sem que esse fosse o objetivo inicial do atacante. Em geral, é um lance interessante e motivo para horas e horas de mesas redondas e entrevistas com o jogador na tentativa de desvendar se foi proposital ou não.

Quando o Lugão ameaçou fazer um lançamento de longíquos 8 metros e considerando que pontaria não é seu forte, existia , de fato, uma remota possibilidade de que isso pudesse também ocorrer. Para frustração de seu time e surpresa geral, não foi o que aconteceu. Aliás, a única coisa em comum, entre os dois episódios, o da quadra e o dos estádios, foi a intenção de se fazer um cruzamento. Parou aí. Ao cruzar a bola, Lugão errou na medida e na direção, despachando-a para a lateral oposta, mais precisamente na rede situada acima do alambrado, a inacreditáveis 8 metros de altura. Tá certo que o seu alvo era o Silvestre, mas por mais alto que fosse nem se subisse nas costas de uma girafa adulta aproveitaria o lançamento.

3. Artilheiro

Perda de gols incríveis tem sido sua marca registrada, a qual parece aperfeiçoar a cada partida. Neste sábado, só para contrariar, Silvestre, marcou três gols e se tornou o artilheiro da rodada. Verdade seja dita, não foi uma contradição completa, para não perder o gostinho desperdiçou dois gols que qualquer bisavó faria com venda nos olhos.

4. Gol de placa

Marcos - especialista da MV em cusparadas de Lhamas, Alpacas e outras espécies de artiodáctilos, também tradutor-intérprete para missões no Mercosul e Caribe -, é outro que invariavelmente perde gols fáceis de serem assinalados. Desta vez, porém, criou a jogada sozinho, driblou dois adversários dentro da área inimiga e com um chute certeiro, no canto, venceu o Gato de forma inapelável.

5. Um verdadeiro "gentleman"

Será que Nilsão dará uma guinada em sua trajetória de xerife malvado e entrará numa fase zen, na temporada 2010? Quem acha impossível é porque não viu o que se sucedeu no último sábado.

Após um lançamento errado para o Santos, Nilsão lhe dirige a palavra e de modo cortês pede mil desculpas. Pode parecer um fato corriqueiro para um desavisado, mas para quem conhece a dupla é repleto de significados e contradições históricas. Eis a sequência dos principais disparates :

- Nilsão lança a bola para o Santos e não profere em altos brados nenhuma palavra de ordem, antes do dito cujo tentar dominá-la. Incomum!

- O lançamento de três dedos foi mal feito e Nilsão não xingou o Santos por ele não se esticar e nem se deslocar o suficiente na tentativa de interceptar a bola e remediar a jogada. Totalmente incomum! Em tempos normais, ele já teria descarregado a metralhadora giratória de palavras elogiosas de seu repertório.

- Nilsão admitiu que errou. Fato raríssimo ! Sempre, é o outro que erra. Em particular, em se tratando do Santos, isso é uma verdade, por definição.

- Pasmem todos, Nilsão pediu mil desculpas ao Santos. Inacreditável! Pelo que consta, ele aparentemente se encontrava lúcido e não havia sintomas de estado de delírio.

- Santos não reclamou, não fez bico e aceitou os vários pedidos de desculpa. Anormal! Em frontal desacordo com sua natureza.

- E mais, tudo transcorreu com a maior serenidade, sem o Nisão franzir a testa, cerrar os dentes, esmurrar o ar e nem esboçar um palavrão. Inimaginável!

Ainda é cedo para se afirmar se é uma tendência que veio para ficar ou se é algo passageiro. Estão dizendo que pode ter sido um mal súbito ou manifestação dos últimos resquícios do espírito light das festividades de final de ano. Há também interpretações de que ele pretende seguir os passos do Dalai Lama da MV, o estimado monge Marcão. A conferir nas próximas partidas.

A respeito do lançamento de três dedos, o Magrão se dispôs, gentilmente, a ajudar o Nilsão e lhe revelar alguns segredos, só os básicos é claro, dessa arte em que é perito.

6. TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Por pouco o ano não começa em sangue e tragédia. Extremamente inconformado e irritado com a marcação de falta clara que cometeu sobre o Santos - apontada de imediato pelo juiz-jogador -, Gilmar extravasou toda sua ira mediante certeira bolada no costado daquele bicudo. Santos quase fica sem três costelas, que chegaram-lhe à boca e, num passe de mágica, retornaram ao lugar de origem. A dor na consciência e o remorso fizeram com que o autor do disparo prontamente pedisse perdão à vítima. Daí em diante, só foram gestos de carícias entre eles, a ponto de causar ciúmes no Orlando, que atento a tudo não largou mais do pé do Gilmar.

São ou não são fatos estranhos ? Ah, só para encerrar, o Paulinho disse que estava sem fôlego.

LUGÃO MULTIFUNÇÃO

Não satisfeito com as atividades que acumula, a de jogador-fundista(boa resistência, mas necessita pegar no tranco até atingir a velocidade de cruzeiro), juiz-jogador auto-nomeado (joga e apita ao mesmo tempo) e chefe da comissão de arbitragem (constituída por ele, Ricardinho e Lelé), Lugão será responsável pela área de climatologia da MV, no BLOG criado pelo Jorginho.

A posse no cargo se deu na sessão etílica do último sábado, após análise de curriculum (2º ano completo, na GEO-USP) e apresentação inflamada de sua teoria a respeito do aquecimento global. Segundo ele, são ditas muitas baboseiras sobre o assunto e até agora nada se provou em termos de relação causa e efeito, entre as atividades humanas e o aquecimento do planeta. Mais ou menos assim: aquecimento global é pura pirotecnia.

Apesar dessa visão polêmica, como primeira tarefa, encomendaram-lhe um estudo dos efeitos do aumento da temperatura sobre o desempenho dos atletas da MV, no último quinquênio e as perspectivas para a segunda década do milênio.

Aguardem as sábias manifestações do nosso "The Weather Man", epiteto pelo qual já é reconhecido.

REAJUSTE

Levantamentos realizados pela presidência indicaram a necessidade de atualização do valor venal dos passes dos atletas da MV, impactados positivamente que foram pelo reaquecimento do mercado de antiguidades no cenário doméstico. Isso posto, as mensalidades (as)saltaram de R$60 para R$70.

DESPEDIDA DO JORGINHO

Cumprida com sucesso sua missão eleitoral no Brasil, Jorginho, o ilustre enviado de Evo e embaixador da MV nos altiplanos bolivianos, retorna a seu posto na terra natal. A despedida oficial ocorreu após as partidas deste sábado, regada por duas garrafas de Johnny Walker, 12 anos, por ele patrocinadas. A festa foi divertida e dela ficou registrada uma observação bem humorada, do Magrão, que, ao pedir silêncio a todos, saiu com a seguinte pérola (foto): "eu nunca vi uma festa de despedida tão comemorada como esta!! ".

Durante sua estada no Brasil, Jorginho aproveitou e criou o Blog da MV que deixa em condições operacionais e aberto à participação de todos. Além disso, ele já se prontificou a organizar uma próxima excursão da MV à capital boliviana, em 2010.

DICA PARA O RICARDINHO

Amauri avisou que não irá jogar no próximo sábado, dia 16. Já entendeu ? Se não, aqui vai a explicação: a falta de um goleiro deverá ser suprida por um revezamento na meta, o que aguçará o espírito aventureiro do Nilsão como trainee de goleiro-linha. Diante de tal possibilidade, há grandes chances de ser formada novamente a dupla artilheira, com Nilsão preparando os lançamentos e você - no outro time, é lógico-, finalizando. Assim poderá haver uma reedição das folclóricas jogadas das últimas partidas de 2009.

PROBLEMAS COM INFORMÁTICA?

Isso já é passado. Quem tiver dúvidas sobre o Blog da MV ou qualquer outro problema com temas atinentes à informática, Magrão pede para divulgar que criou a "MAGRÃO & CO – SOLUÇÕES CRIATIVAS EM TI", para dar suporte e assessoria aos que se sentirem uns dinossauros no manejo de computadores e na utilização dessas facilidades disponíveis na internet. Ninguém segura a fera!! Apenas um esclarecimento, Magrão é o presidente de honra da empresa e o famoso “& CO” é quem resolve as questões técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário